quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Janelas

            Desde cedo fui acostumada a ver as coisas a partir de um quadrado. A janela sempre fez parte da minha vida, quando era criança, meus pais nunca me deixavam sair para brincar do lado de fora, eu tinha que observar sempre do lado de dentro, então muito cedo aprendi o que era introspecção a partir daquele contexto o qual estava inserida. E de lá observava os mais variados cenários e não um cenário fixo, uma simples paisagem como as pessoas provavelmente pudessem imaginar. A cada dia ele se transformava trazendo algo novo e especial para mim assistia e viajava em meus pensamentos. Aprendi a observar comportamentos não porque queria, mas porque me fora imposto.   Sempre fiquei do lado de cá, vendo os outros fazerem tudo o que eu gostaria de fazer mas não podia, também aprendi cedo além da solidão de ser filha única, o que era solidariedade, quando as crianças que podiam ir e vir onde quisessem abriam mão da própria liberdade, brincando o mais próximo possível da minha janela para que eu pudesse participar da brincadeira também, e assim eu fiz amigos entre uma parede que nos separava. Nas raras vezes em que eu sai pude experimentar o máximo dessa tal liberdade que tanto falavam, correr, se esconder, sujar a roupa sem culpa, dar as mãos em uma roda, sentir o sol por todo o corpo, e não pela metade, perder o medo e respirar...
            Fui crescendo, e através de mais uma janela fui adquirindo conhecimento cultural, absorvendo cores, canções, trilhas, narrativas, imagens que me conduziam e me salvavam do tédio e da monotonia, era a TV e o cinema me seduzindo.
            O tempo foi passando e experimentei outro tipo de janela, esta me apresentava um mundo virtual no qual eu poderia ser quem eu quisesse, e ainda assim, graças a primeira janela da minha vida escolhi ser eu mesma, eu até hoje não me arrependo, me sinto completa para viver e sei que a liberdade não se constitui em sair fisicamente de um lugar para outro, mas em qualquer janela colocada que colocada em sua frente, lhe dá a possibilidade de escolher a porta a qual se quer abrir.
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes